Com 39 ministérios e custando R$ 58 bilhões por ano aos cófres públicos, Brasil se junta ao Gabão com maior número de ministérios do mundo

0
8500

O fato merece atenção, já que comparando com países como Estados Unidos, que tem apenas 15 ministérios é a maior potência do mundo, e não indo tão longe, o Chile, com 20 ministérios tem o maior índice de desenvolvimento humano da América Latina. Ou seja, inchar o erário público de ministérios não é sinônimo de melhorias na administração.

O Gabão é o único país do Mundo com cerca de 40 ministérios e o Brasil se junta à ele como sendo os dois países com maior número de pastas ministeriais do mundo.

O Brasil tem mais ministérios que os dois países citados acima juntos (EUA e Chile), e mesmo assim não consegue acompanhá-los em desenvolvimento, basta lembrar que o Brasil vive uma estagnação no IDH e índices pífios na economia, inclusive correndo perigo, segundo especialistas, de enfrentar uma recessão. Outro fator importante é o fato de que o índice de violência faz com que morram mais pessoas no Brasil em consequência de homicídios do que em países em guerra.

O que dizem os 3 principais presidenciáveis sobre o número de Ministérios

Eduardo Campos (PSB), em entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta sexta-feira (1º), criticou o número de ministérios e seus usos como moeda de troca como vem sendo feito pelo atual governo, entregando ministérios nas mãos de partidos políticos em troca de apoio político. “O Brasil já está cansado de ver 38 ministérios repartidos com partidos políticos”, disse o candidato, sugerindo que vai diminuir pela metade o número de ministérios”. (Apenas fazendo uma ressalva, são 39 e não 38 ministérios, como disse Campos)

Aécio Neves (PSDB), em sabatina realizada pela CNI no dia 30 de julho, seguiu mais ou menos a mesma linha de análise de Campos e foi além, o tucano pretende além de diminuir as pastas ministeriais pela metade, também reduzir o número de comissionados do executivo em pelo menos um terço. “No primeiro dia do nosso governo, teremos algo em torno da metade dos atuais 39 ministérios funcionando no Brasil. Vários desses ministérios existem hoje para alinhar partidos políticos ou correntes do PT. Cargos comissionados são utilizados na base de apoio do atual governo. Pelo menos um terço desses cargos pode ser extinto imediatamente”, disse o candidato.

Dilma Rousseff (PT), Em sabatina pela CNI, Dilma defendeu o número atual de ministérios e criticou seus concorrentes ao planalto sobre redução de ministérios. “Eu gostaria muito de saber a sugestão concreta [dos concorrentes]. Querem acabar com o quê? O status de ministério da Secretaria das Mulheres permitiu o empoderamento das mulheres quando se trata da violência contra elas, de Direitos Humanos, dando respaldo à necessidade de combater à tortura, assim sucessivamente. Rigorosamente, elas não são um ministério no sentido orgânico da palavra, no tamanho, por exemplo, do Ministério da Fazenda, mas elas têm um motivo político de serem ministérios”

Veja também:
Nióbio: O que a mídia e o governo escondem de você.
Tarifa de energia será aumentada 3 anos seguidos para pagar empréstimos de distribuidoras
PT usou computadores do Palácio do Planalto para prejudicar imagem de adversários, denuncia a ‘Folha’
Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, doa R$ 10 milhões para campanha de Dilma
Korruptus: jogo para celular retrata a realidade política brasileira
Vídeo tira sarro com dificuldade de formar palavras e incompetência de Dilma. Assista
Sabia que existem países onde até mesmo o simbolo do comunismo é proibido? Veja quais são

Deixe seu comentário!