Projeto de lei pretende liberar as mulheres do trabalho quando estiverem menstruadas

0
425

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6784/16, do deputado Carlos Bezerra, que propõem que seja permito o afastamento da mulher do trabalho por até três dias ao mês durante o período menstrual. Com a alegação de que a empresa não seja prejudicada, a profissional compensará as horas não trabalhadas.

A análise passará pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, para serem analisadas se a viabilidade para o projeto. Se aprovada, a medida acrescentará um novo artigo à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na parte que trata especificamente do trabalho da mulher.

Para elaborar o projeto, Carlos Bezerra se inspirou em notícia veiculada na imprensa sobre uma empresa britânica que adotou esse tipo de licença. “O afastamento do trabalho durante a menstruação tem respaldo científico e é defendido por médicos, levando-se em conta as alterações sofridas pelo corpo feminino durante esse período”, explica Bezerra.

“Cerca de 70% das mulheres têm queda da produtividade do trabalho durante a menstruação, causada pelas cólicas e por outros sintomas associados a elas, como cansaço maior que o habitual, inchaço nas pernas, enjoo, cefaleia, diarreia, dores em outras regiões e vômito”, afirma o parlamentar, citando estudo sobre o assunto elaborado pela empresa MedInsight.

 

VEJA TAMBÉM:

Em vídeo raro, Enéas Carneiro explica porquê deixou de ser socialista

Relato de uma enfermeira dentro da UTI. ‘Dinheiro para o carnaval não falta, agora para saúde e segurança não tem’

Dilma não descarta possibilidade de sair candidata a deputada ou senadora, e afirma que “ O segundo golpe que esse país pode sofrer é de impedirem Lula de ser candidato (em 2018)”

Cientista brasileira cria exame pra detectar vírus da Aids em tempo recordeGoverno paga para Youtubers elogiarem as mudanças no ensino médio.

 

Fonte:

http://oglobo.globo.com/economia/menstruacao-pode-liberar-mulher-do-trabalho-por-tres-dias-20899329

https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2017/02/09/projeto-preve-ate-3-dias-de-afastamento-do-trabalho-durante-a-menstruacao.htm?cmpid=fb-uolnot

https://www.plox.com.br/acontece/menstruacao-projeto-de-lei-preve-liberar-mulher-do-trabalho-3-dias-por-mes

 

Deixe seu comentário!